logo RCN

Instituto Internacional Juarez Machado completa 9 anos com arte e celebração

  • Foto: Internet / Reprodução -

Um dia repleto de exposições, lançamentos literários, música e gastronomia marca a data especial

No próximo dia 25, o Instituto Internacional Juarez Machado celebra nove anos de intensa atividade cultural, prometendo um evento especial para todos os amantes da arte. Rumo ao grandioso marco de uma década de existência, a instituição preparou um dia inteiro de celebração, trazendo à tona novas exposições, lançamentos de livros, performances musicais e uma experiência gastronômica para celebrar a diversidade artística em suas múltiplas formas.


Programação Artística Diversificada

A abertura do evento apresentará a exposição "Plural | Singular" de Maria Helena Saparolli, ceramista reconhecida por sua busca incansável nas trilhas artísticas, explorando a alquimia e transmutação da matéria. A mostra revela a conexão com a ancestralidade na manipulação da argila, revelando sensibilidade latente em suas criações.

Outra atração imperdível é a homenagem aos 50 anos da morte de Picasso, conduzida pelo artista Luciano Martins, referência na Pop Art no Brasil. Sua exposição "Picasso, minha melhor companhia" oferece releituras poéticas do grande mestre Pablo Picasso, utilizando referências marcantes desse movimento artístico.

A intensidade artística se amplia com a chegada do argentino Lito Demuro, que apresenta "Harmonia e Caos", uma exposição expressiva que revela um fascínio perturbador através de pinceladas e formas que exploram sentimentos como desejo, medo e amor.

A reabertura também surpreende, revelando a intimidade da casa e do atelier de Juarez Machado. Uma composição cenográfica do Atelier de Artista do renomado pintor revela não apenas seu espaço de criação, mas também a história e inspirações por trás de sua arte.


Lançamentos Literários e Música ao Vivo

O evento não para por aí. Haverá o lançamento de dois livros, "Seta do meu tempo" com poesias de Valmir Capim Neitsch e a nova antologia da Associação das Letras, "Arte Literária – Um olhar sobre a obra de Juarez Machado", uma obra coletiva inspirada nas telas da exposição "Juarez Machado: Contador de Histórias".

Para embalar esse dia especial, a presença da Orquestra Acadêmica da Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura, regida pelo Maestro Voldis Eleazar, promete encantar os presentes com um repertório diverso a partir das 11h.

E para completar a experiência, a gastronomia estará representada pelo Menu Nômade e pelos vinhos e espumantes do Bonne Vinno, proporcionando uma jornada sensorial completa.

A abertura das exposições e todas as atividades têm início às 10h, marcando não apenas o nono ano de atuação do Instituto Internacional Juarez Machado, mas também o início da contagem regressiva para os grandiosos 10 anos de um dos centros culturais mais dinâmicos de Santa Catarina.


O quê: - Aberturas das exposições: “Plural, Singular” de Maria Helena Saparolli, “Picasso: minha melhor companhia” de Luciano Martins, “Harmonia e Caos” de Lito Demuro.
             - Apresentação da Orquestra Acadêmica da Escola de Música Villa-Lobos. Regência: Maestro Voldis Eleazar, repertório diverso, às 11h.
             - Lançamento dos livros “Seta do meu tempo” de Valmir Capim Neitsch às 10h e “Arte Literária – Um olhar sobre a obra de Juarez Machado” da Associação das Letras às 15h

Quando: Sábado (25)

Onde: ​Instituto Internacional Juarez Machado (R Lages, 994 -  Bairro América)

Quanto: Gratuito

Mais informações: pelo contato (47) 3033-3036 (recepção e whatsapp)

Correios iniciam a campanha de adoção de cartinhas de Natal Anterior

Correios iniciam a campanha de adoção de cartinhas de Natal

Agenda cultural para o final de semana em Joinville Próximo

Agenda cultural para o final de semana em Joinville

Deixe seu comentário